"...Quero-te para sonho,
Não para te amar.
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar... "
(FP)
23.5.05
Incomunicação
a não andar e não falar,
quero saber se ao fim alcançaremos
a incomunicação; por fim
ir com alguém a ver o ar puro,
a luz listrada do mar de cada dia
ou um objeto terrestre
e não ter nada que trocar
por fim, não introduzir mercadorias
como o faziam os colonizadores
trocando baralhinhos por silêncio.
Pago eu aqui por teu silêncio.
De acordo, eu te dou o meu
com uma condição: não nos compreender
(Pablo Neruda)
22.5.05
Bendito Fruto
Ontem assisti "Bendito Fruto", um filme delicioso, imperdível. O roteiro é bom e os atores estão todos ótimos, com destaque para a Lúcia Alves como Telma. Ela tá simplesmente impagável!
O lance do bueiro como ponto de partida da estória é genial...
Recomendadíssimo.
No Espaço Leblon (entre outros) as 18h, 20h, 22h.
O lance do bueiro como ponto de partida da estória é genial...
Recomendadíssimo.
No Espaço Leblon (entre outros) as 18h, 20h, 22h.
Hello
Adorei o Hello! Programa para compartilhar fotos e o único que tem interface com o Blogger.
www.hello.com
www.hello.com
Li Esse Texto Hoje
- Olha, antes do ônibus partir eu tenho uma porção de coisas pra te dizer, dessas coisas assim que não se dizem costumeiramente, sabe, dessas coisas tão difíceis de serem ditas que geralmente ficam caladas, porque nunca se sabe nem como serão ditas nem como serão ouvidas, compreende? Olha, falta muito pouco tempo, e se eu não te disser agora talvez não diga nunca mais, porque tanto eu como você sentiremos uma falta enorme dessas coisas, e se elas não chegarem a ser ditas nem eu nem você nos sentiremos satisfeitos com tudo que existimos, porque elas não foram existidas completamente, entende, porque a vivemos apenas naquela dimensão em que é permitido viver, não, não é isso que eu quero dizer, não existe uma dimensão permitida e uma outra proibida, indevassável, não me entenda mal, mas é que a gente tem tanto medo de penetrar naquilo que não sabe se terá coragem de viver, no mais fundo, eu quero dizer, é isso mesmo, você está acompanhando meu raciocínio? Falava do mais fundo, desse que existe em você, em mim, em todos esses outros com suas malas, suas bolsas, suas maçãs, não, não sei porque todo mundo compra maçãs antes de viajar, nunca tinha pensado nisso, por favor, não me interrompa, realmente não sei, existem coisas que a gente ainda não pensou, que a gente talvez nunca pense, eu, por exemplo, nunca pensei que houvesse alguma coisa a dizer além de tudo o que já foi dito, ou melhor pensei sim, não, pensar propriamente dito não, mas eu sabia, é verdade que eu sabia, que havia uma outra coisa atrás e além das nossas mãos dadas, dos nossos corpos nus, eu dentro de você, e mesmo atrás dos silêncios, aqueles silêncios saciados, quando a gente descobria alguma coisa pequena para observar, um fio de luz coado pela janela, um latido de cão no meio da noite, você sabe que eu não falaria dessas coisas se não tivesse a certeza de que você sentia o mesmo que eu a respeito dos fios de luz, dos latidos de cães, é, eu não falaria, uma vez eu disse que a nossa diferença fundamental é que você era capaz apenas de viver as superfícies, enquanto eu era capaz de ir ao mais fundo, você riu porque eu dizia que não era cantando desvairadamente até ficar rouca que você ia conseguir saber alguma coisa a respeito de si própria, mas sabe, você tinha razão em rir daquele jeito porque eu também não tinha me dado conta de que enquanto ia dizendo aquelas coisas eu também cantava desvairadamente até ficar rouco, o que eu quero dizer é que nós dois cantamos desvairadamente até agora sem nos darmos contas, é por isso que estou tão rouco assim, não, não é dessa coisa de garganta que falo, é de uma outra de dentro, entende? Por favor, não ria dessa maneira nem fique consultando o relógio o tempo todo, não é preciso, deixa eu te dizer antes que o ônibus parta que você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeitado, assim como se você fosse apenas uma semente e eu plantasse você esperando ver uma plantinha qualquer, pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo uma roseira, é, não estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, roseira, mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar o telhado para que você crescesse livremente, você não cresceria se eu a mantivesse presa num pequeno vaso, eu compreendi a tempo que você precisava de muito espaço, claro, claro que eu compro uma revista pra você, eu sei, é bom ler durante a viagem, embora eu prefira ficar olhando pela janela e pensando coisas, estas mesmas coisas que estou tentando dizer a você sem conseguir, por favor, me ajuda, senão vai ser muito tarde, daqui a pouco não vai mais ser possível, e se eu não disser tudo não poderei nem dizer e nem fazer mais nada, é preciso que a gente tente de todas as maneiras, é o que estou fazendo, sim, esta é minha última tentativa, olha, é bom você pegar sua passagem, porque você sempre perde tudo nessa sua bolsa, não sei como é que você consegue, é bom você ficar com ela na mão para evitar qualquer atraso, sim, é bom evitar os atrasos, mas agora escuta: eu queria te dizer uma porção de coisas, de uma porção de noites, ou tardes, ou manhãs, não importa a cor, é, a cor, o tempo é só uma questão de cor não é? Por isso não importa, eu queria era te dizer dessas vezes em que eu te deixava e depois saía sozinho, pensando também nas coisas que eu não ia te dizer, porque existem coisas terríveis, eu me perguntava se você era capaz de ouvir, sim, era preciso estar disponível para ouvi-las, disponível em relação a quê? Não sei, não me interrompa agora que estou quase conseguindo, disponível só, não é uma palavra bonita? Sabe, eu me perguntava até que ponto você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você, eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que ama era só conseguir ver, e desamar era não mais conseguir ver, entende? Dolorido-colorido, estou repetindo devagar para que você possa compreender, melhor, claro que eu dou um cigarro pra você, não, ainda não, faltam uns cinco minutos, eu sei que não devia fumar tanto, é eu sei que os meus dentes estão ficando escuros, e essa tosse intolerável, você acha mesmo a minha tosse intolerável? Eu estava dizendo, o que é mesmo que eu estava dizendo? Ah: sabe, entre duas pessoas essas coisas sempre devem ser ditas, o fato de você achar minha tosse intolerável, por exemplo, eu poderia me aprofundar nisso e concluir que você não gosta de mim o suficiente, porque se você gostasse, gostaria também da minha tosse, dos meus dentes escuros, mas não aprofundando não concluo nada, fico só querendo te dizer de como eu te esperava quando a gente marcava qualquer coisa, de como eu olhava o relógio e andava de lá pra cá sem pensar definidamente e nada, mas não, não é isso, eu ainda queria chegar mais perto daquilo que está lá no centro e que um dia destes eu descobri existindo, porque eu nem supunha que existisse, acho que foi o fato de você partir que me fez descobrir tantas coisas, espera um pouco, eu vou te dizer de todas as coisas, é por isso que estou falando, fecha a revista, por favor, olha, se você não prestar muita atenção você não vai conseguir entender nada, sei, sei, eu também gosto muito do Peter Fonda, mas isso agora não tem nenhuma importância, é fundamental que você escute todas as palavras, todas, e não fique tentando descobrir sentidos ocultos por trás do que estou dizendo, sim, eu reconheço que muitas vezes falei por metáforas, e que é chatíssimo falar por metáforas, pelo menos para quem ouve, e depois, você sabe, eu sempre tive essa preocupação idiota de dizer apenas coisas que não ferissem, está bem, eu espero aqui do lado da janela, é melhor mesmo você subir, continuamos conversando enquanto o ônibus não sai, espera, as maçãs ficam comigo, é muito importante, vou dizer tudo numa só frase, você vai ... ...... ............ ........... ............ ................. ............... ............. ....... ........... ........... ............ ......... ........... ............... ............... ................ ............. sim, eu sei, eu vou escrever, não eu não vou escrever, mas é bom você botar um casaco, está esfriando tanto, depois, na estrada, olha, antes do ônibus partir eu quero te dizer uma porção de coisas, será que vai dar tempo? Escuta, não fecha a janela, está tudo definido aqui dentro, é só uma coisa, espera um pouco mais, depois você arruma as malas e as botas, fica tranqüila, esse velho não vai incomodar você, olha, eu ainda não disse tudo, e a culpa é única e exclusivamente sua, por que você fica sempre me interrompendo e me fazendo suspeitar que você não passa mesmo duma simples avenca? Eu preciso de muito silêncio e de muita concentração para dizer todas as coisas que eu tinha pta te dizer, olha, antes de você ir embora eu quero te dizer quê.
(Para uma Avenca Partindo, Caio Fernando de Abreu)
(Para uma Avenca Partindo, Caio Fernando de Abreu)
A Nova Forma de Amor
Recebi um texto ótimo, escrito por um psicanalista, sobre relações afetivas.
O texto termina com o chavão: "A pior solidão é aquela que se sente quando acompanhado."
Existe coisa pior?
Fala da importância de preservar a individualidade. Do amor sem dependência. De crescer com a solidão. E no meio disso tudo, continuar *amando* , pois esta é a nova forma de amor - a união de dois inteiros e não duas metades.
Então tá.
(já conhecia esse texto, li numa revista qualquer).
O texto termina com o chavão: "A pior solidão é aquela que se sente quando acompanhado."
Existe coisa pior?
Fala da importância de preservar a individualidade. Do amor sem dependência. De crescer com a solidão. E no meio disso tudo, continuar *amando* , pois esta é a nova forma de amor - a união de dois inteiros e não duas metades.
Então tá.
(já conhecia esse texto, li numa revista qualquer).
21.5.05
Cenas de Um Casamento
Festa de aniversário de 10 anos de casados do meu irmão.
Me fez pensar no filme "Scenes From a Marriage" (um dos filmes mais sérios que já vi. Bergman 1973)
E na sátira, "Scenes From a Mall" (um dos filmes mais engraçados que já vi, de Paul Mazursky-Woody Allen -1991)
-
Scenes From a Marriage:
Marianne: Sometimes it's like husband and wife are talking on telephones that are out of order.
**
Johan: You need to put a lot of effort into not caring.
**
Marianne: We're pitiful, self-indulgent cowards that can't connect with reality and are ashamed of ourselves.
**
Johan: Affection shouldn't be kept just for vacations.
---
Scenes From a Mall:
Nick (Woody Allen): I don't know how our marriage lasted.
Deborah: Mutual death wish.
Me fez pensar no filme "Scenes From a Marriage" (um dos filmes mais sérios que já vi. Bergman 1973)
E na sátira, "Scenes From a Mall" (um dos filmes mais engraçados que já vi, de Paul Mazursky-Woody Allen -1991)
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Scenes From a Marriage:
Marianne: Sometimes it's like husband and wife are talking on telephones that are out of order.
**
Johan: You need to put a lot of effort into not caring.
**
Marianne: We're pitiful, self-indulgent cowards that can't connect with reality and are ashamed of ourselves.
**
Johan: Affection shouldn't be kept just for vacations.
---
Scenes From a Mall:
Nick (Woody Allen): I don't know how our marriage lasted.
Deborah: Mutual death wish.
20.5.05
Tirando Direto
No, you don't get to be nice. I'm not going to play some stupid game with you where we act like we're friends and you get to walk out that door feeling good about yourself. I'm not a modern woman. If this is over, let's call it over.
(Mercedes Ruehl no filme Pescador de Ilusões)
(Mercedes Ruehl no filme Pescador de Ilusões)
19.5.05
Separações
Estava pensando sobre separações: gente que namora ou casa e separa, uma vez ou várias vezes, e a bagagem que cada um leva pra si com a vivência desses relacionamentos desfeitos. Será que aprende-se alguma coisa? Acho que ninguém muda (raramente) e a experiência só aperfeiçoa o jeito da pessoa. Seja o jeito bom ou ruim...
Helen: Congratulations, my darling. You're free. You're exactly as you were before you were married.
Jerry: Exactly. All I need is a complete set of young illusions and an innocent expression.
(The Divorce, 1933)
***
Helen: Congratulations, my darling. You're free. You're exactly as you were before you were married.
Jerry: Exactly. All I need is a complete set of young illusions and an innocent expression.
(The Divorce, 1933)
***
18.5.05
Break Blow Burn
A escritora que me conquistou com o livro Personas Sexuais está de volta com um manifesto à poesia: Break, Blow, Burn - onde analisa com sua prosa ferina e certeira poemas de Shakespeare à Joni Mitchell, passando por Dickinson, Whitman, Sylvia Plath e outros monstros sagrados.
É uma escritora que pensa e escreve de maneira arrebatadora, o que acaba mostrando facetas inimagináveis de assuntos que são dissecados até a exaustão. Com ela vamos até as profundezas onde talvez nem o próprio autor analisado jamais imaginaria - sempre baseando-se na história da arte, na filosofia, na psicologia Freudiana e na cultura popular. Ler um livro dela é enriquecedor justamente porque ela dá essa visão "panorâmica" a cada assunto abordado.
Ela é considerada louca por muitos e é pouco respeitada no meio acadêmico dos Estados Unidos, onde mora e dá aulas de literatura, por ter coragem de ridicularizar obras sagradas, autores consagrados sem dó nem piedade. E por ser uma feminista gay contra o feminismo...
Pra mim ela é uma louca genial que diz muita coisa certa mas viaaaaaja também (as vezes vai muito longe!) Gosto porque me instiga, e principalmente porque foi ela (com o Personas Sexuais) que despertou a minha curiosidade pra muita leitura nova e conhecimento.
Agora vou encomendar o livro, porque não há previsão, ainda, de publicação no Brasil.
17.5.05
16.5.05
Where Was I Before The Day That I First Saw You?
Uma das canções MAIS LINDAS que ouvi ultimamente é "The Luckiest" (tem um piano que é algo do outro mundo) e a voz do Ben Folds, ex. Ben Folds Five e agora solo.
"I don't get many things right the first time,
in fact, i am told that a lot
now i know all the wrong times,
the stumbles and falls
brought me here
and where was i before the day
that i first saw your lovely face?
now i see it everyday, and i know..."
http://www.mattsmusicpage.com/nben.htm
now i know all the wrong times,
the stumbles and falls
brought me here
and where was i before the day
that i first saw your lovely face?
now i see it everyday, and i know..."
http://www.mattsmusicpage.com/nben.htm
15.5.05
9.5.05
A Cegueira do Amor
Desde que se ame, o mais sensato dos homens não vê nenhum objeto tal como é. Exagera para menos as suas próprias vantagens e para mais os menores favores do objeto amado. Os temores e as esperanças transformam-se imediatamente em algo de romanesco. Deixa de atribuir seja o que for ao acaso; perde o sentido das probabilidades; uma coisa imaginada é uma coisa existente que influi na sua felicidade.Um signo aterrador de que se está a perder a cabeça é que, ao pensar em qualquer facto, por minúsculo e difícil de observar que seja, o vejamos branco e o interpretemos em favor do nosso amor; um instante depois, verificamos que na realidade era negro, e mesmo assim ainda o achamos favorável ao nosso amor.É nessa altura que uma alma presa de mortais incertezas sente vivamente a necessidade de um amigo; mas para um amante já não há amigos, como muito bem se sabia nas cortes. Eis a fonte da única espécie de indiscrição que uma mulher é capaz de perdoar.
Stendhal, in "Do Amor"
Stendhal, in "Do Amor"
2.5.05
Um Reencontro

final de semana no sítio... maravilhoso.
chuva fina, frio intenso, lareira, vinhos, livros, conversas...
amor
30.4.05
26.4.05
3.4.05
Shakespeare
O sangue quente gera pensamentos quentes, e pensamentos quentes despertam ações quentes, e as ações quentes são o amor.
1.4.05
I Saw Sparks
Ando meio boba...sei lá por quê. Uma mistura de melancolia com felicidade. Mas hoje tô triste e essa música SPARKS tem tudo a ver com o meu momento.
(viciada em Coldplay - cd Parachutes)
http://coldplay.lyrics-songs.com/lyrics/8090/
(viciada em Coldplay - cd Parachutes)
http://coldplay.lyrics-songs.com/lyrics/8090/
25.3.05
7.3.05
2.3.05
1.3.05
27.2.05
Love is Real, Real is Love
valeu a pena viver na sombra por um tempo. aprendi. e agora uma luz repentina me ilumina e ao mesmo tempo ofusca o passado. com toda sua força.
25.2.05
Dá um tempo
Ontem fui no show da Bethania no Canecão.
Pensei que seria uma homenagem ao Vinicius de Moraes.
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo era uma homenagem da Bethania à ela mesma.
OK.
Pensei que seria uma homenagem ao Vinicius de Moraes.
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo era uma homenagem da Bethania à ela mesma.
OK.
24.2.05
Recomendo 2 Filmes
Ontem vi dois filmes muito bons...completamente diferentes, ambos emocionantes.
1- a tragédia THE HOUSE OF SAND AND FOG (A Casa de Névoa e Areia)
Destaque para a atuação incrível da atriz iraniana Shoreh Aghdashloo e do Ben Kingsley. E o estado emocional da personagem da Jennifer Connelly, revelado logo na sua primeira cena.
2- a história de amor THE NOTEBOOK (Diários de uma Paixão)
Amo romances, filmes de amor eterno. Tão distante de "Closer" (o que dá mais um significado ao nome do filme Closer), com todos os clichês possíveis imaginários, com toda aquela falsidade idealista pastosa, mas ainda assim conseguiu me emocionar... talvez por estar louca pra me apaixonar. As melhores cenas: do jantar a luz de velas, e o final entre Gena Rowlands e James Garner. .
E vi pela primeira vez o ator Ryan Gosling (Noah jovem), homem seeexy.
Recomendo os dois.
O primeiro com amigos, porque provoca; e o segundo, debaixo dos lençóis, muita pipoca...e, claro, muito kleenex.
1- a tragédia THE HOUSE OF SAND AND FOG (A Casa de Névoa e Areia)
Destaque para a atuação incrível da atriz iraniana Shoreh Aghdashloo e do Ben Kingsley. E o estado emocional da personagem da Jennifer Connelly, revelado logo na sua primeira cena.
2- a história de amor THE NOTEBOOK (Diários de uma Paixão)
Amo romances, filmes de amor eterno. Tão distante de "Closer" (o que dá mais um significado ao nome do filme Closer), com todos os clichês possíveis imaginários, com toda aquela falsidade idealista pastosa, mas ainda assim conseguiu me emocionar... talvez por estar louca pra me apaixonar. As melhores cenas: do jantar a luz de velas, e o final entre Gena Rowlands e James Garner. .
E vi pela primeira vez o ator Ryan Gosling (Noah jovem), homem seeexy.
Recomendo os dois.
O primeiro com amigos, porque provoca; e o segundo, debaixo dos lençóis, muita pipoca...e, claro, muito kleenex.
23.2.05
Será que foi o primeiro?
Ano: 1961
O tema do filme: uma estudante acusa suas duas professoras de lesbianismo.
Karen: All this isn't true. You've never said it; we'll forget it by tomorrow.
Martha: Tomorrow? That's a funny word. Karen, we would have had to invent a new language, as children do, without words like tomorrow.
(do filme Children's Hour, com Audrey Hepburn, Shirley McLaine e James Garner)
O tema do filme: uma estudante acusa suas duas professoras de lesbianismo.
Karen: All this isn't true. You've never said it; we'll forget it by tomorrow.
Martha: Tomorrow? That's a funny word. Karen, we would have had to invent a new language, as children do, without words like tomorrow.
(do filme Children's Hour, com Audrey Hepburn, Shirley McLaine e James Garner)
21.2.05
17.2.05
Vontade de Largar Tudo Pra...
PESCAR!
AMO pescar. Alguém sabe onde tem um pesque-e-pague?
lambari, pirarucu, sardinha, peixe-gato, peixe-boi, cavalo marinho, jurupocas, dourados, traíra, tainha , melro.
(eu sonhei com isso!)
AMO pescar. Alguém sabe onde tem um pesque-e-pague?
lambari, pirarucu, sardinha, peixe-gato, peixe-boi, cavalo marinho, jurupocas, dourados, traíra, tainha , melro.
(eu sonhei com isso!)
2.2.05
Iemanjá
HOMENAGEM A 2 DE FEVEREIRO - DIA DE IEMANJÁ
Dizem que sou filha de Iemanjá...
Filha de Orumilá e Oloxum, teve como grande amor Oxalá, que lhe deu dois filhos (Elegbará e Ogum) e teve ainda muitos outros adotivos dentre os quais o mais famoso foi Xangô.
Por ser um orixá de grande magnificência e doçura, é que todos nutrem por ela amor e admiração.
Protetora da família e dos deficientes.
COR Branco, rosa claro, azul claro e verde água
METAL Prata.
DIA DA SEMANA Sábado
PREDOMINÂNCIA Marinha, família, deficiência e todos os orís (centro da cabeça, lugar que simboliza a morada do orixá na matéria).
SAUDAÇÃO Ó do yà ó do si yábá!
Mais sobre ela: www.umbandaracional.com.br/iemanja.html
Dizem que sou filha de Iemanjá...
Filha de Orumilá e Oloxum, teve como grande amor Oxalá, que lhe deu dois filhos (Elegbará e Ogum) e teve ainda muitos outros adotivos dentre os quais o mais famoso foi Xangô.
Por ser um orixá de grande magnificência e doçura, é que todos nutrem por ela amor e admiração.
Protetora da família e dos deficientes.
COR Branco, rosa claro, azul claro e verde água
METAL Prata.
DIA DA SEMANA Sábado
PREDOMINÂNCIA Marinha, família, deficiência e todos os orís (centro da cabeça, lugar que simboliza a morada do orixá na matéria).
SAUDAÇÃO Ó do yà ó do si yábá!
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