14.9.04

1 Minuto de Comercial


1. Oi!
2. Acredite em mim
3. Você precisa
4. Logo!
5. Compre agora!!!!

Para alcançar seu objetivo, uma mensagem comercial de TV precisa passar por esses 5 estágios, que até hoje são obedecidos como regrinha básica da publicidade. Mas antigamente, por herança do rádio e pela escassez de tecnologia, a estratégia era diferente: abusavam da utilização de jingles repetitivos e mensagens simples, diretas e de certa maneira, ingênuas.

Era raro um comercial com uma mensagem subliminar, pois o objetivo era cumprido com a repetição exaustiva das musiquinhas e bordões. O estímulo era muito mais aural e menos visual.

Por isso, eis abaixo um link com todos os comerciais antiiiiiiiigos, alguns da época da nossa avó, dos nossos pais, e outros da sua, que vão te levar de volta até os seus 5 anos de idade, sentadinha na sua cadeira da Emília enquanto sua babá enfiava colheres de arroz com feijão e purê na tua goela abaixo, mas você não queria comer, só queria assistir na sua Telefunken preto-e-branca de 8 polegadas o Domingo no Parque, esperar o Paulo Barbosa sortear o final do seu telefone, ver o Daniel Azulay transformando caixas de ovos em brinquedos inúteis (hoje sei que eram brinquedos gays), torcer por Mogi-Mirim em Cidade x Cidade, morrer de medo do cabelo do Pedro de Lara, chorar copiosamente ao ouvir a musiquinha de encerramento do Jornal Nacional anunciando a terrível hora de dormir, saber de cor todos os desenhos do Picapau, ver a mãe sem dente descobrir qual é a porra da música e ganhar um móvel Tamacavi e nunca, mas nunca esquecer o que vinha logo depois de ver uma inocente Rita Cadillac gesticular o "roda roda roda... um minuto de comercial..." (e hoje hein... tá rodando em outras freguesias.)

http://sampa3.prodam.sp.gov.br/ccsp/tvano50/video_200k.asp?codigo=37