25.5.05

Experimentos

Acabei de ler no Blue Bus:

"Cliente acelera quando está perto do caixa - A Wharton School pesquisou o comportamento dos consumidores americanos dentro dos supermercados usando tags colocadas nos carrinhos e mapeando os trajetos pelos corredores. Entre outras conclusões, diz que os clientes preferem circular no sentido anti horario e aceleram o ritmo quando se aproximam do caixa. Dica do Adfreak. Saiba mais sobre o estudo, em inglês, aqui:

http://knowledge.wharton.upenn.edu/index.cfm?fa=viewArticle&id=1208

Adoro estudos sobre comportamento.

Na faculdade, fiz vários cursos não-obrigatórios de ciências sociais, os de "behavioral sciences" e "social psychology". Era muito legal porque assistíamos os filmes com as experiências feitas pelos maiores profissionais da área, não era simplesmente uma aula qualquer com um professor falando blablablá. Saía sempre impressionada, intrigada. Me lembro de um experimento específico, o "Stanford Prison Study", do Phil Zimbardo, que é assustador - revela o pior da essência do ser humano. O mesmo estudo que foi lembrado depois que veio à tona o escândalo de maus-tratos dos prisioneiros de Abu Ghraib.

O estudo tá todo aqui: http://www.prisonexp.org/

Além do Zimbardo, recomendo também "The Milgram Experiment", que mostrou que as pessoas são mais suscetíveis à autoridade do que antes se imaginava (logo depois da WWII); o experimento de Asch, sobre conformidade; o de Adorno, também sobre autoridade (traços de personalidade do ser autoritário); e da Kitty Genovese, maravilhoso, sobre "difusão de responsabilidade". Depois vou ver se acho os estudos em algum site e posto os links.