12.12.08

Cidade Fantasma - As 10 Mais Impressionantes

Fiquei impressionada com essa lista no blog "The Oddities of Our World", reproduzo, traduzido para o português, aqui. Me deu um certo medinho, principalmente das 2 primeiras e da Kowloon Walled City (parece o inferno na Terra, medo, medo, medo). Enjoy.

1. KOLMANSKOP (Namibia): Enterrada na areia.
Kolmanskop é uma cidade fantasma no sul da Namíbia, poucos kms distante do porto de Lüderitz. Em 1908, Lüderitz vivia a febre da exploração de diamantes e por isso, atraiu muita gente pra essa área com esperança de riqueza. Em 2 anos, foi erguida no meio do deserto uma cidade completa, com escolas, cassino, hospital e edifícios residenciais de alto padrão. Porém, pouco tempo depois, quando o "boom" do diamante acabou, assim como a Primeira Guerra Mundial, começou o "início do fim". Nos anos 50, a cidade já estava deserta e as dunas já tomavam conta do que sempre lhes pertenceu. Não demorou pra areia tomar conta de tudo: prédios, as ruas, os belos jardins...portas e janelas quebraram, telhados se espalhavam pelo deserto. E assim nasceu uma nova cidade fantasma.Alguns prédios antigos continuam ali, assim como ainda existem interiores em boas condições, como o teatro. Mas todo o resto são ruínas.

2. PRYPIAT (Ucrânia): a cidade dos funcionários da Usina de Chernobyl.Prypiat é uma cidade abandonada na Zona de alienação no norte da Ucrânia. Era a casa dos funcionários da usina nuclear de Chernobyl, abandonada em 1986 logo após o disastre de Chernobyl. Antes do acidente, a cidade tinha aprox. 50 mil habitantes. Até pouco tempo atrás, o lugar era praticamente um museu que documentava o final da era Soviética. Prédios residenciais (4 deles eram construções recentes e ainda desabitados), piscinas, hospitais e outros edifícios foram completamente abandonados, e tudo dentro dos lugares, deixado para trás, inclusive discos, papéis, TVs, brinquedos de criança, móveis, jóias, roupas, etc. que uma família normal teria levado consigo. Só permitiram que os residentes levassem apenas uma mala com documentos, livros e roupas não contaminadas. Porém, a maioria dos prédios foram completamente vandalizados algum ponto no início do século 21. Nada que tivesse valor foi deixado pra trás: levaram até tampas de privada. Alguns prédios continuam intocados, mas a maioria dos interiores foram vandalizados e saqueados ao longo dos anos. Como os prédios não são mais cuidados, os tetos vazam, e durante a primavera os aposentos ficam debaixo d'agua. Não é raro ver árvores crescendo nos telhados e até dentro dos prédios, apressando o nível de deterioração. Por causa disso, uma escola de 4 andares desabou em julho de 2005.

a seguir, postarei amanhã: SAN ZHI (Taiwan), CRACO (Itália), ORADOUR-SUR-GLANE (França), GUNKANJIMA (Japão), KADYKCHAN (Russia), KOWLOON WALLED CITY (China), FAMAGUSTA (Chipre), AGDAM (Azerbaijão).