1.12.08

Me Poupe!

PRIMEIRO DIA DO MÊS...dia de pagar minhas CONTAS! Como todo DEZEMBRO, o que sobrar, vai pras 573 caixinhas de Natal, aqueles envelopinhos branquinhos que chegam aos montes todos os dias, de todos os lados, neva envelopinho, avalanche de envelopinho, pra meter 5, 10 ou 20 contos em cada um (alguém me diz: quanto eu dou pro entregador de jornal, que vem todos os dias aqui, e quanto dou pro entregador da Veja, que vem 1 vez na semana, e quanto dou pro entregador da MONET, que vem 1 vez por mês...e o entregador da Blood-Horse, que aparece uma vez por ano?) Juro que passei um ano pensando que o problema de entrega da minha revista ÉPOCA foi só porque não botei 5 real no envelopinho do entregador no ano passado. Cheguei a perguntar pra atendente do SAC da Editora Globo se essa era uma ofensa grave passível de suspensão da entrega. Se estava marcado no computador, ao lado do meu nome: "assinante não contribuiu com a caixinha de 2007, favor suspender entrega." Simplesmente a ÉPOCA não foi sorteada no ano passado. Imagina, se me sobra 50 reais pra dividir por 587 envelopinhos, preciso, no mínimo, jogar todos para o alto e deixar apenas alguns caírem nas minhas mãos, que serão os envelpinhos contemplados com meus caraminguais. E nos outros, ao invés de dindim, vão direto pro lixo, "só lamento, mas não vai ter procê esse ano não. Ai, ai, ai, porque fui pedir tanto "delivery", 8 farmácias diferentes (8 envelopinhos), 51 restaurantes (51 envelopinhos), fora os 24 livros de ouro que precisarei a$$inar. Se é de OURO, porque não derretem o livro e dividem o lucro? É sempre uma saia justa. No meu prédio, por exemplo, os porteiros colocam o nome do morador e ao lado, bem grande, o VALOR DA CONTRIBUIÇÃO. Ou seja, ai daquele que dá menos do que o vizinho milionário! Vai ficar marcada o ano todo! Aquela pão-dura! Na assembléia dos porteiros, todo ano, tomam essa decisão: aquela do 303 merece ser mal-tratada o ano in-tei-ri-nho! Nada de abrir a garagem, só depois de 80 buzinadas! E quando estiver chovendo, antes de abrir a porta, conta até 60, principalmente se ela estiver sem guarda-chuva! Deixa estragar o cabelo! Sacolas, malas? O diabo que as carregue! Lembra que ela só deu 300 reais, 100 reais a menos que o vizinho! Miserável! Insensível! AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHH. Falo tudo isso mas sei que é nessa época que o povo mais precisa...mas o que me espanta é a multiplicação, a cada ano, do número de pedidos. Fora aqueles que realmente prestam serviços pra gente e merecem um trocado nessa época (e em outras tb) parece que tá todo mundo tacando ENVELOPINHO, se colar, colou. Pois é. E não é só. Tem ainda as CAIXINHAS com um buraco no meio pra ENFIAR MOEDA (ou todo o seu troco) em TODOS OS LUGARES, digo, TO-DOS! Vai querer ficar marcado por um ano em TODO LUGAR como a avarenta do bairro? "Lá vem a muquirana" (na padaria) ou "Lá vem a princesa" é a diferença entre depositar e não depositar os 50 centavos na "urna". Então vai a minha dica, troca 100 reais por moedinhas de 50 centavos, pensa nessa contribuição como um pedágio (entrou, pagou) e terás, no mínimo, a consciência tranquila, pelo menos até o próximo dezembro. A LONG DECEMBER AND THE REASON TO BELIEVE MAYBE THIS YEAR WILL BE BETTER THAN THE LAST.