17.7.05

Na Estante

Nunca tive uma pilha tão grande de livros me esperando ansiosamente para lê-los. Todos inquietos lá na estante, lado ao lado, me olhando todo dia como se fossem amarelar horrores com o passar das horas. Só de passar pela estante já me sinto "literalmente" cobrada. Ganhei alguns de aniversário no mês passado, outros comprei com a avidez de quem iria lê-los no mesmo dia. Aliás, nada mais gostoso do que entrar numa livraria, se interessar por um título ou achar algum livro super recomendado, correr pra casa e começar a jornada adentro. Normalmente é assim. Mas confesso que a atribulação desses últimos meses me tirou a capacidade de concentração, a calma que preciso ter para poder ler. Sou do tipo que não consegue ler uma linha - paro na mesma frase, releio a mesma ad eternum - se houver alguma distração. Nada externo - barulho da TV, música baixinha, sirenes, campainhas, sons urbanos etc e tal não me atingem tanto. A distração é o pensamento paralelo enquanto tô lendo. Nem o livro mais interessante do mundo é capaz de segurar o turbilhão de emoções do meu imaginário quando este tá funcionando à exaustão. Faz parte do meu "the end and the beginning", eu sei. Pois é, estou me sentindo mais em paz e eis a lista deles, em ordem de prioridade de leitura. Começando hoje mesmo, pra valer.

1- Memória de Minhas Putas Tristes (o novo do Gabriel Garcia Marquez)
2- A Cura de Schopenhauer (de Irvin Yalom, o mesmo autor de Quando Nietzsche Chorou)
3- Desejo de Status (de Alain de Botton, autor de As Consolações da Filosofia)
4- O Vôo da Madrugada (de Sérgio Sant'anna, ganhador do Prêmio Jabuti de 2004)
5- Sem Logo (de Naomi Klein, ensaio sobre a influência das marcas)
6- Os Grandes Contos Populares do Mundo (contos variados e famosos de todo canto do mundo mesmo)
7- Achei Que Meu Pai Fosse Deus (do Paul Auster, já tinha começado e parei.)
8- Caio 3D - O Essencial da Década de 1970 de Caio Fernando Abreu (já tô lendo aos poucos...)
9- Do Amor (Stendhal - procurando uma cópia desse livro, ainda não achei. Já li alguns capítulos mas era emprestado, devolvi).

Ainda não sei se vou cumprir a ordem acima...