29.1.09

Dia 6 - New York

Acordei por volta das 10h, um pouco de ressaca por causa de ontem. Tomei café da manhã no quarto, o dia estava lindo, ensolarado e menos frio que nos dias anteriores. Peguei um taxi e fui direto pro Museum of Natural History. Cheguei lá, TINHA fila, fiquei uns 20 minutos nela, e fui direto pro 3° andar ver a expo "The Horse". Achei ok, mas, talvez pelo meu conhecimento já vasto do assunto, não vi nenhuma novidade. De lá fui na expo nova, "Climate Change". Mais interessante, gostei.painel no lobby do museu de história naturallugar maneiríssimo pra levar criança, que amam dinossauro. eu, nem tanto, mas valeu porque nunca tinha ido. nas redondezas do museu. Depois, fui direto pro Angelika Film Center assistir Slumdog Millionaire. Já escrevi sobre esse filme aqui no blog em dezembro, assim que foi lançado, estava ansiosa. Filmaço. Uma mistura de filme de Bollywood (com direito ao kitch) com Hollywood, um roteiro adaptado muito criativo, do Simon Beaufoy, o roteirista que ficou famoso com Full Monty. É uma fantasia, improvável (o tema, do menino pobre, analfabeto, o favelado - slumdog - órfão que sabia todas as respostas do Who Wants To Be a Millionare indiano) e ao mesmo tempo possui um excesso de realismo (o cenário, a fotografia no mínimo perturbadora e espetacular, e os personagens, especialmente quando ainda eram crianças). O filme está fazendo tanto sucesso no mundo todo, que deve levar alguns dos Oscars para o qual foi indicado (10, melhor filme, melhor direção, melhor fotografia, roteiro adaptado, edição, trilha sonora, melhor música 2x, som). Na minha opinião, deve ganhar o Danny Boyle como diretor, ele que catapultou seu lugar entre um dos melhores diretores depois da obra-prima Trainspotting e depois de alguns fracassos consecutivos, veio com esse filme; o Simon Beaufoy no roteiro adaptado do livro homônimo de Vikas Swarup, e Anthony Dod Mantle, o mesmo de Dogville, e que já tinha trabalhado com Boyle no filme 28 Days Later, na fotografia. Vamos ver. De qualquer maneira, recomendadíssimo. Depois do filme, passei na minha loja favorita de NY, a Urban Outfitters. Adooooro tudo de lá. Praticamente só comprei roupa, nesta viagem, nessa loja. Fora o fato de que PERDI dois cachecóis maravilhosos, únicos, que comprei(só reparei quando já estava de volta em Lexington), isso não foi nada legal. Foi lá que comprei, também, esses bloquinhos simpáticos.
Voltei pro hotel, encontrei Clayton & Jeff e fomos jantar em Chelsea, no Porters. Comi bem, calamari de entrada, steak au poivre (que não chegou aos pés do Keens) e um merlot californiano que não lembro o nome. dessa vez só tirei foto da entrada. o vinho subiu logo e esqueci de registrar o prato principal. water + wine, sem flash. Depois dei uma passada com eles num bar gay, chamado XES (pode ser o oposto de sex, mas muitos partem de lá pra isso). Depois olhei no site que a principal atração do lugar é um tal de Ass Circus. Realmente não tinha nada pra mim ali. Fiquei a minha meia hora, era a única mulher ali, e já cansada, peguei um táxi sozinha e voltei pro hotel.